(11)96493-2886

Notícias

Piracaia - Turismo Ecológico, Religioso, Rural e de Aventura

20/03/2018 - Sobre Piracaia

noticias







Em língua tupi, Piracaia é a junção das palavras “pirá”, que significa peixe, e “caiá”, frito ou queimado. O nome representa um dos destaques da gastronomia local, a truta, criada nas águas frias do rio Atibainha. Quem passa por lá não pode deixar de provar a famosa Truta de Piracaia. Além da gastronomia, a cidade se destaca também na arquitetura, com prédios que têm mais de 100 anos, na religião, pelas igrejas magníficas, e nas manifestações folclóricas, que mantêm viva a tradição de seu povo.

Mas é pela natureza que Piracaia impressiona. Com a imponência de suas montanhas, a grandeza das represas, a cidade permite ao visitante escolher entre o turismo ecológico, religioso, rural e de aventura. Seus cenários exuberantes, com trilhas para caminhadas, corredeiras e cachoeiras são perfeitos para os amantes de aventura off road e para a prática de esportes como o mountain bike. Neste cenário, destaque para a Cachoeira do Pião e Cachoeira da Mãozinha.

Outra importante atração de Piracaia é a Igreja Matriz de Santo Antonio da Cachoeira, de 1884. Construção de extrema beleza, suas paredes têm tons dourados e o teto mostra toda a história da Igreja Católica Apostólica Romana, com pinturas de todos os papas (num total de 265, desde São Pedro até Bento XVI). A matriz de Piracaia e a Igreja de São Paulo Apóstolo, em Roma, são as únicas duas igrejas no mundo que possuem todas as figuras dos papas pintadas no teto.

O visitante tem a oportunidade de conhecer também a história do Santo Cruzeiro, crucifixo de 14 metros de altura localizado no alto do Morro da Penha, a 1200 metros de altitude. Sua história começa em 1939, quando as Santas Missões estiveram em Piracaia e foi colocada no morro uma cruz de madeira. Durante um temporal, em 1943, a cruz foi danificada. Para substituí-la, o arquiteto José Bonetti esculpiu o Santo Cruzeiro em cimento, inaugurado em 1946 e que recebe visitantes até hoje. Do alto do morro, após subirem 590 degraus, com paradas para descanso, os turistas avistam toda a cidade.
 

Por que visitar Piracaia?



________________________________________________________________________________________________________________________________

Atrações Turísticas

  • Igreja Matriz de Santo Antonio da Cachoeira;
  • Igreja do Rosário;
  • Parques Ecológicos;
  • Santo Cruzeiro;
  • Cachoeira do Pião;
  • Cachoeiras do Atibainha;
  • Gruta Nossa Senhora Aparecida;
  • Cachaçaria do Lafaiete;
  • Mirante da Boa Vista – Após cerca de 5km de trilha, chega-se ao alto do Morro da Boa Vista, de onde é possível apreciar uma bela vista da cidade, a 1.500 metros de altura.

Festas Típicas

  • Festa de São Sebastião;
  • Carnaval de Rua, com desfiles de bonecões de papel machê;
  • Festa de Santo Antonio, padroeiro da cidade (13 de junho);
  • Aniversário da Cidade (16 de junho).

Distâncias

De São Paulo: 89 km
Do Aeroporto Internacional de Guarulhos: 91 km
Do Aeroporto de Congonhas: 99 km
Aeroporto de Viracopos: 102 km

Números

Área: 385 km²
População: 26.840 mil habitantes
Temperatura Média: 20°




Fonte: www.circuitoentreserraseaguas.com.br/as-cidades/piracaia/

Informe o número correto
icone-whatsapp 1